domingo, 4 de maio de 2014

2ª feira da Oitava da Páscoa – Romaria à Senhora da Graça


Em Nisa, segundo uma antiquíssima tradição, a 2ªfeira de Páscoa é o dia da nossa Padroeira - Nossa Senhora da Graça. Neste dia as famílias deslocam-se ao Santuário para celebrar com Maria a Ressurreição de Jesus.
Para o povo de Nisa este é dos dias mais importantes, “pois não há festa que mais fale ao coração dos nisenses”. Celebrar a Páscoa sem a presença de Maria é celebrar algo que fica incompleto, pois ela leva-nos a Jesus. Neste tempo pascal ainda tem mais sentido porque com Maria alegramo-nos com a ressurreição do seu Filho.

Pelas oito da manhã, os sinos da igreja Matriz anunciaram o dia da Padroeira com o seu alegre repicar. Foi celebrada missa às 9 da manhã na igreja Matriz para as pessoas que por vários motivos não se podiam deslocar ao Santuário.
Com grande afluência e entusiasmo o recinto do Santuário encheu-se de nisenses e de pessoas de toda a região, onde às 11 horas foi celebrada missa campal presidida pelo padre Sebastian Joseph e animada pelo coro paroquial.
Depois realizou-se a tradicional procissão em honra de Nossa Senhora da Graça pela encosta do Santuário, acompanhada pela Banda Musical Nisense.

Na parte da tarde, pelas 16 horas, terminamos o dia rezando na Ermida o terço e a oração de Vésperas pedindo a Maria que abençoe a vila de Nisa e toda a Igreja.

Sem comentários:

Enviar um comentário