segunda-feira, 29 de julho de 2013

Enceramento da JMJ RIO 2013

 Cracóvia recebe Jornadas Mundiais da Juventude em 2016, anuncia o Papa



Cerimónia de encerramento das Jornadas 2013

Cracóvia, na Polónia, vai receber as próximas Jornadas Mundiais da Juventude, que se realizam em 2016, anunciou "neste domingo" [ontem.],  o Papa Francisco no final da última missa que celebra no Brasil e que se realizou em Copacabana.



Papa Francisco recebe camisa das mãos de jovem católica polonesa, durante encontro com voluntários da Jornada Mundial da Juventude, que acontece no Riocentro, no Rio de Janeiro. Próxima edição da jornada será realizada em Cracóvia, na Polônia, em 2016


“Queridos jovens, temos encontro marcado na próxima Jornada Mundial da Juventude, no ano de 2016, em Cracóvia, na Polónia”, anunciou Francisco na missa que encerrou a edição de 2013 das jornadas, à qual assistiram perto de três milhões de pessoas, segundo dados da organização.

Antes do anúncio, durante a missa celebrada em Copacabana, no Rio de Janeiro, a que assistiram entre outros altos responsáveis, as Presidentes brasileira, Dilma Rousseff, e argentina, Cristina Kirchner, e o chefe de Estado da Bolívia, Evo Morales, o Papa sublinhou que o “Evangelho é para todos, e não apenas para alguns”.

No discurso, disponibilizado na íntegra pela Folha de SFrancisco afirmou que a experiência que ficou das jornadas para os jovens que nelas participaram não pode ficar reduzida à vida de cada um ou ao “pequeno grupo da paróquia, do movimento, da comunidade”.

“Partilhar a experiência da fé, testemunhar a fé, anunciar o Evangelho é o mandato que o Senhor confia a toda a Igreja, também a você”, disse depois o Papa, sublinhando que “não há fronteiras, não há limites, envia-nos para todas as pessoas”.

“O Evangelho é para todos, e não apenas para alguns. Não é apenas para aqueles que parecem a nós mais próximos, mais abertos, mais acolhedores. É para todas as pessoas”, reforçou. “A Igreja precisa de vocês, do entusiasmo, da criatividade e da alegria que lhes caracterizam!”, apelou aos vários milhares de pessoas que estiveram em Copacabana.

Depois da missa, o Papa almoça com religiosos e organizadores das Jornadas Mundiais da Juventude. Francisco despede-se em seguida do Brasil. Pelas 19h locais (23h em Lisboa), regressa de avião para Roma.


 
Papa Francisco chega ao Riocentro para se despedir dos voluntários da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro

 

sábado, 27 de julho de 2013

XVII Domingo do Tempo Comum

LEITURA I    Gen 18, 20-32
«Se o meu Senhor não levar a mal, falarei»

Leitura do Livro do Génesis
Naqueles dias, disse o Senhor: «O clamor contra Sodoma e Gomorra é tão forte, o seu pecado é tão grave que Eu vou descer para verificar se o clamor que chegou até Mim corresponde inteiramente às suas obras. Se sim ou não, hei-de sabê-lo». Os homens que tinham vindo à residência de Abraão dirigiram-se então para Sodoma, enquanto o Senhor continuava junto de Abraão. Este aproximou-se e disse: «Irás destruir o justo com o pecador? Talvez haja cinquenta justos na cidade. Matá-los-ás a todos? Não perdoarás a essa cidade, por causa dos cinquenta justos que nela residem? Longe de Ti fazer tal coisa: dar a morte ao justo e ao pecador, de modo que o justo e o pecador tenham a mesma sorte! Longe de Ti! O juiz de toda a terra não fará justiça?». O Senhor respondeu-lhe: «Se encontrar em Sodoma cinquenta justos, perdoarei a toda a cidade por causa deles». Abraão insistiu: «Atrevo-me a falar ao meu Senhor, eu que não passo de pó e cinza: talvez para cinquenta justos faltem cinco. Por causa de cinco, destruirás toda a cidade?». O Senhor respondeu: «Não a destruirei se lá encontrar quarenta e cinco justos». Abraão insistiu mais uma vez: «Talvez não se encontrem nela mais de quarenta». O Senhor respondeu: «Não a destruirei em atenção a esses quarenta». Abraão disse ainda: «Se o meu Senhor não levar a mal, falarei mais uma vez: talvez haja lá trinta justos». O Senhor respondeu: «Não farei a destruição, se lá encontrar esses trinta». Abraão insistiu novamente: «Atrevo-me ainda a falar ao meu Senhor: talvez não se encontrem lá mais de vinte justos». O Senhor respondeu: «Não destruirei a cidade em atenção a esses vinte». Abraão prosseguiu: «Se o meu Senhor não levar a mal, falarei ainda esta vez: talvez lá não se encontrem senão dez». O Senhor respondeu: «Em atenção a esses dez, não destruirei a cidade».
Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL Salmo 137 (138), 1-3.6-8 (R. 3a)

Refrão: Quando Vos invoco, sempre me atendeis, Senhor. Repete-se

De todo o coração, Senhor, eu Vos dou graças,
porque ouvistes as palavras da minha boca.
Na presença dos Anjos hei-de cantar-Vos
e adorar-Vos, voltado para o vosso templo santo. Refrão

Hei-de louvar o vosso nome
pela vossa bondade e fidelidade,
porque exaltastes acima de tudo o vosso nome
e a vossa promessa.
Quando Vos invoquei, me respondestes,
aumentastes a fortaleza da minha alma. Refrão

O Senhor é excelso e olha para o humilde,
ao soberbo conhece-o de longe.
No meio da tribulação Vós me conservais a vida,
Vós me ajudais contra os meus inimigos. Refrão

A vossa mão direita me salvará,
o Senhor completará o que em meu auxílio começou.
Senhor, a vossa bondade é eterna,
não abandoneis a obra das vossas mãos. Refrão

LEITURA II Col 2, 12-14
«Deus fez que, unidos a Cristo, voltásseis à vida e perdoou todas as faltas»

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Colossenses
Irmãos: Sepultados com Cristo no baptismo, também com Ele fostes ressuscitados pela fé que tivestes no poder de Deus que O ressuscitou dos mortos. Quando estáveis mortos nos vossos pecados e na incircuncisão da vossa carne, Deus fez que voltásseis à vida com Cristo e perdoou-nos todas as nossas faltas. Anulou o documento da nossa dívida, com as suas disposições contra nós; suprimiu-o, cravando-o na cruz.
Palavra do Senhor.

EVANGELHO Lc 11, 1-13
«Pedi e dar-se-vos-á»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, estava Jesus em oração em certo lugar. Ao terminar, disse-Lhe um dos discípulos: «Senhor, ensina-nos a orar, como João Baptista ensinou também os seus discípulos». Disse-lhes Jesus: «Quando orardes, dizei: ‘Pai, santificado seja o vosso nome; venha o vosso reino; dai-nos em cada dia o pão da nossa subsistência; perdoai-nos os nossos pecados, porque também nós perdoamos a todo aquele que nos ofende; e não nos deixeis cair em tentação’». Disse-lhes ainda: «Se algum de vós tiver um amigo, poderá ter de ir a sua casa à meia-noite, para lhe dizer: ‘Amigo, empresta-me três pães, porque chegou de viagem um dos meus amigos e não tenho nada para lhe dar’. Ele poderá responder lá de dentro: ‘Não me incomodes; a porta está fechada, eu e os meus filhos estamos deitados e não posso levantar-me para te dar os pães’. Eu vos digo: Se ele não se levantar por ser amigo, ao menos, por causa da sua insistência, levantar-se-á para lhe dar tudo aquilo de que precisa. Também vos digo: Pedi e dar-se-vos-á; procurai e encontrareis; batei à porta e abrir-se-vos-á. Porque quem pede recebe; quem procura encontra e a quem bate à porta, abrir-se-á. Se um de vós for pai e um filho lhe pedir peixe, em vez de peixe dar-lhe-á uma serpente? E se lhe pedir um ovo, dar-lhe-á um escorpião? Se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo àqueles que Lho pedem!».

Palavra da salvação.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Ordenação Sacerdotal do César Silva


Uma nova aquisição para os Missionário do Verbo Divino!



O Diácono César Silva, no dia 21 de Julho de 2013, na Capela da Casa do Verbo Divino, em Fátima recebeu a ordenação sacerdotal. 

Neste belo domingo de sol que contou com muitos familiares e amigos, vindos das Paróquias de Goães, Nisa, Prior Velho, Fátima, Tortosendo, Almodôvar e bem como uma delegação svd de Espanha, tendo sido testemunhas deste acontecimento grandioso. 


Pela 11h da manhã, começou a celebração tendo sido presidida pelo Senhor Bispo, D. António Marto e animada pelo belo coro do Prior Velho.







Numa bela homilia feita para atingir todos os corações presentes, principalmente o coração do César, e a incentivá-lo a levar a mensagem de Deus a tantos coração quantos consiga. Antes de terminada a celebração, o César dirigiu alguns agradecimentos e pediu que continuasse-mos a rezar por ele, para que melhor consiga desenvolver o seu novo papel.





Finalizada a celebração seguiu-se um bom almoço confeccionado pelas cozinheiras do Verbo Divino, onde se cantou os parabéns ao Pe. César e as pessoas se deliciaram com um pedaço de bolo.







A seguir ao almoço deu-se um convívio no auditório, onde no meio de muita música que pôs as pessoas a mexer e onde foram mostrados várias montagens com fotografias do Pe. César e em especial feitas pelos seus irmãos e pelos seus amigos do Prior Velho um Medley de quatro música dedicadas em especial a ele.





Da Paróquia de Nisa, aqui fica um MUITO ESPECIAL AGRADECIMENTO AO CÉSAR, por toda a alegria, boa disposição e amor, que nos presenteou enquanto aqui esteve na nossa bela vila. Esperamos que nos guarde no seu coração, pois no nosso será com muita certeza recordado com muito carinho e admiração e que estará sempre presente nas nossas orações.

E também o agradecimento à Câmara Municipal de Nisa, pela cedência dos dois autocarros que nos permitiram partilhar este dia com o Pe. César.

No próximo dia 27 de Julho de 2013, o neo-sacerdote César celebrará a Missa Nova, na Paróquia de Goães - Amares pelas 15.30h, de Nisa irá um autocarro.


Também no próximo dia 13 de Agosto de 2013, o neo-sacerdote celebrará aqui em Nisa, às 18 horas na igreja Matriz da Nª Srª da Graça, inserida na missa dedicada aos emigrantes.




quarta-feira, 24 de julho de 2013

Passeio da Catequese


Como forma de dar por concluído o ano de catequese, a Catequista Hélia resolveu levar o seu grupo do 3º ano a Fátima para passar o fim-de-semana de 20 e 21 de Julho de 2013.

Foi pelas 9:30h da manhã deu-se a partida, em que os responsáveis foram os catequistas Hélia e David, com a ajuda do grupo do 11º do catequista David.

Ao chegar a Fátima foram rezar à Capelinha das Aparições e visitar os túmulos dos pastorinhos na Basílica de Nossa Senhora do Rosário. De seguida, instalaram-se nos dormitórios na Casa das Vicentinas e almoçaram no local.

Durante a tarde, percorreram a Via Sacra e o caminho que os três pastorinhos faziam aquando das aparições de Nossa Senhora. Visitaram a casa de Francisco e Jacinta e a casa de Lúcia. Eram cerca das 18h quando voltaram aos dormitórios para descansar e prepararem-se para jantar.

À noite dirigiram-se ao Santuário para assistir ao terço e à procissão das velas.

No dia seguinte, marcaram presença na eucaristia de ordenação do Pe. César. Na parte da tarde, houve tempo para comprar algumas lembranças e na viagem de volta a Nisa, mas antes pararam na praia fluvial de Constância para refrescarem um pouco. Chegaram a Nisa por volta das 20h, onde os pais estariam no Calvário à espera.

terça-feira, 23 de julho de 2013

JORNADAS MUNDIAIS DA JUVENTUDE 2013


Papa Francisco nas Jornadas Mundiais da Juventude até Domingo


O papa Francisco preside, até domingo, à 28.ª Jornadas Mundiais da Juventude no Rio de Janeiro, Brasil, onde são esperados cerca de 1,5 milhões de jovens peregrinos de todo o Mundo. Esta é a primeira vez que este jesuíta argentino, de 76 anos, vai pisar o solo do Novo Mundo desde que sucedeu em Março a Bento XVI na chefia da Igreja Católica (...).

No Brasil, o maior país católico do mundo, Francisco vai tentar revigorar uma Igreja enfraquecida pela forte presença das Igrejas evangélicas pentecostais, muito ativas nas grandes cidades e subúrbios pobres.

Durante esta visita, o Papa, forte crítico da "tirania do dinheiro" e das elites irresponsáveis, vai visitar uma favela, uma unidade hospitalar para toxicodependentes de crack e reclusos.Esta terça-feira, a bordo do avião que o leva para o Rio, Francisco alertou para "o risco" de ver toda uma geração de jovens sem trabalho, ao mesmo tempo que criticou "a cultura de rejeição" dos idosos.

"A crise mundial nada fez pelos jovens. Corremos o risco de ter uma geração sem trabalho, e do trabalho provém a dignidade da pessoa", sublinhou o primeiro papa sul-americano da história, perante os 70 jornalistas que o acompanham.


Papa no papamóvel a caminho do palácio Guanabara


Fonte: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=3337516



HINO OFICIAL JMJ RIO 2013

Título: " Esperança do Amanhecer"
(Versão Portuguesa)




Sou marcado desde sempre
com o sinal do Redentor,
que sobre o monte, o Corcovado,
abraça o mundo com Seu amor.

(Refrão)


Cristo nos convida:
"Venham, meus amigos!"
Cristo nos envia:
"Sejam missionários!"

Juventude, primavera:
esperança do amanhecer;
quem escuta este chamado
acolhe o dom de crer!
Quem nos dera fosse a terra,
fosse o mundo todo assim!
Não à guerra, fora o ódio,
Só o bem e paz a não ter fim.

Do nascente ao poente,
nossa casa não tem porta,
nossa terra não tem cerca,
nem limites o nosso amor!
Espalhados pelo mundo,
conservamos o mesmo ardor.
É Tua graça que nos sustenta
nos mantém fiéis a Ti, Senhor!

Atendendo ao Teu chamado:
"Vão e façam, entre as nações,
um povo novo, em unidade,
para mim seus corações!"
Anunciar Teu Evangelho
a toda gente é transformar
o velho homem em novo homem
em mundo novo que vai chegar

sábado, 20 de julho de 2013

XVI Domingo do Tempo Comum

LEITURA I    Gen 18, 1-10a
«Senhor, não passeis sem parar em casa do vosso servo»


Leitura do Livro do Génesis
Naqueles dias, o Senhor apareceu a Abraão junto do carvalho de Mambré. Abraão estava sentado à entrada da sua tenda, no maior calor do dia. Ergueu os olhos e viu três homens de pé diante dele. Logo que os viu, deixou a entrada da tenda e correu ao seu encontro; prostrou-se por terra e disse: «Meu Senhor, se agradei aos vossos olhos, não passeis adiante sem parar em casa do vosso servo. Mandarei vir água, para que possais lavar os pés e descansar debaixo desta árvore. Vou buscar um bocado de pão, para restaurardes as forças antes de continuardes o vosso caminho, pois não foi em vão que passastes diante da casa do vosso servo». Eles responderam: «Faz como disseste». Abraão apressou-se a ir à tenda onde estava Sara e disse-lhe: «Toma depressa três medidas de flor da farinha, amassa-a e coze uns pães no borralho». Abraão correu ao rebanho e escolheu um vitelo tenro e bom e entregou-o a um servo que se apressou a prepará-lo. Trouxe manteiga e leite e o vitelo já pronto e colocou-o diante deles; e, enquanto comiam, ficou de pé junto deles debaixo da árvore. Depois eles disseram-lhe: «Onde está Sara, tua esposa?». Abraão respondeu: «Está ali na tenda». E um deles disse: «Passarei novamente pela tua casa daqui a um ano e então Sara tua esposa terá um filho».
Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 14 (15), 2-3a.3cd-4ab.5 (R. 1a)

Refrão: Ensinai-nos, Senhor: quem viverá em vossa casa. Repete-se     

O que vive sem mancha e pratica a justiça
e diz a verdade que tem o seu coração
e guarda a sua língua da calúnia. Refrão

O que não faz mal ao seu próximo,
nem ultraja o seu semelhante,
o que tem por desprezível o ímpio,
mas estima os que temem o Senhor. Refrão

O que não falta ao juramento mesmo em seu prejuízo
e não empresta dinheiro com usura,
nem aceita presentes para condenar o inocente.
Quem assim proceder jamais será abalado. Refrão



LEITURA II  Col 1, 24-28
«O mistério oculto ao longo dos séculos
e agora manifestado aos seus santos»

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Colossenses
Irmãos: Agora alegro-me com os sofrimentos que suporto por vós e completo na minha carne o que falta à paixão de Cristo, em benefício do seu corpo que é a Igreja. Dela me tornei ministro, em virtude do cargo que Deus me confiou a vosso respeito, isto é, anunciar-vos em plenitude a palavra de Deus, o mistério que ficou oculto ao longo dos séculos e que foi agora manifestado aos seus santos. Deus quis dar-lhes a conhecer em que consiste, entre os gentios, a glória inestimável deste mistério: Cristo no meio de vós, esperança da glória. E nós O anunciamos, advertindo todos os homens e instruindo-os em toda a sabedoria, a fim de os apresentarmos todos perfeitos em Cristo.
Palavra do Senhor.


EVANGELHO   Lc 10, 38-42
«Marta recebeu Jesus em sua casa.
Maria escolheu a melhor parte»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, Jesus entrou em certa povoação e uma mulher chamada Marta recebeu-O em sua casa. Ela tinha uma irmã chamada Maria, que, sentada aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. Entretanto, Marta atarefava-se com muito serviço. Interveio então e disse: «Senhor, não Te importas que minha irmã me deixe sozinha a servir? Diz-lhe que venha ajudar-me». O Senhor respondeu-lhe: «Marta, Marta, andas inquieta e preocupada com muitas coisas, quando uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada».

Palavra da salvação.

sábado, 13 de julho de 2013

XV Domingo do Tempo Comum



LEITURA I Deut 30, 10-14
«Esta palavra está perto de ti, para que a possas pôr em prática»
Leitura do Livro do Deuteronómio
Moisés falou ao povo, dizendo: «Escutarás a voz do Senhor teu Deus, cumprindo os seus preceitos e mandamentos que estão escritos no Livro da Lei, e converter-te-ás ao Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma. Este mandamento que hoje te imponho não está acima das tuas forças nem fora do teu alcance. Não está no céu, para que precises de dizer: ‘Quem irá por nós subir ao céu, para no-lo buscar e fazer ouvir, a fim de o pormos em prática?’. Não está para além dos mares, para que precises de dizer: ‘Quem irá por nós transpor os mares, para no-lo buscar e fazer ouvir, a fim de o pormos em prática?’. Esta palavra está perto de ti, está na tua boca e no teu coração, para que a possas pôr em prática».
Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL Salmo 68 (69), 14.17.30-31.33-34.36ab.37 (R. cf. 33)
Refrão: Procurai,pobres, o Senhor e encontrareis a vida. Repete-se

A Vós, Senhor, elevo a minha súplica,
pela vossa imensa bondade respondei-me.
Ouvi-me, Senhor, pela bondade da vossa graça,
voltai-Vos para mim pela vossa grande misericórdia. Refrão

Eu sou pobre e miserável:
defendei-me com a vossa protecção.
Louvarei com cânticos o nome de Deus
e em acção de graças O glorificarei. Refrão

Vós, humildes, olhai e alegrai-vos,
buscai o Senhor e o vosso coração se reanimará.
O Senhor ouve os pobres
e não despreza os cativos. Refrão 


Deus protegerá Sião,
reconstruirá as cidades de Judá.
Os seus servos a receberão em herança
e nela hão-de morar os que amam o seu nome. Refrão


LEITURA II Col 1,15-20
«Por Ele e para Ele tudo foi criado» 
Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Colossenses 
Cristo Jesus é a imagem de Deus invisível, o Primogénito de toda a criatura; porque n’Ele foram criadas todas as coisas no céu e na terra, visíveis e invisíveis, Tronos e Dominações, Principados e Potestades: por Ele e para Ele tudo foi criado. Ele é anterior a todas as coisas e n’Ele tudo subsiste. Ele é a cabeça da Igreja, que é o seu corpo. Ele é o Princípio, o Primogénito de entre os mortos; em tudo Ele tem o primeiro lugar. Aprouve a Deus que n’Ele residisse toda a plenitude e por Ele fossem reconciliadas consigo todas as coisas, estabelecendo a paz, pelo sangue da sua cruz, com todas as criaturas na terra e nos céus. 
Palavra do Senhor. 

EVANGELHO Lc 10, 25-37

«Quem é o meu próximo?»
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas 
Naquele tempo, levantou-se um doutor da lei e perguntou a Jesus para O experimentar: «Mestre, que hei-de fazer para receber como herança a vida eterna?». Jesus disse-lhe: «Que está escrito na Lei? Como lês tu?». Ele respondeu: «Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma, com todas as tuas forças e com todo o teu entendimento; e ao próximo como a ti mesmo».
Disse-lhe Jesus: «Respondeste bem. Faz isso e viverás». Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: «E quem é o meu próximo?». Jesus, tomando a palavra, disse: «Um homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos dos salteadores. Roubaram-lhe tudo o que levava, espancaram-no e foram-se embora, deixando-o meio- morto. Por coincidência, descia pelo mesmo caminho um sacerdote; viu-o e passou adiante. Do mesmo modo, um levita que vinha por aquele lugar, viu-o e passou também adiante. Mas um samaritano, que ia de viagem, passou junto dele e, ao vê-lo, encheu-se de compaixão. Aproximou-se, ligou-lhe as feridas deitando azeite e vinho, colocou-o sobre a sua própria montada, levou-o para uma estalagem e cuidou dele. No dia seguinte, tirou duas moedas, deu-as ao estalajadeiro e disse: ‘Trata bem dele; e o que gastares a mais eu to pagarei quando voltar’. Qual destes três te parece ter sido o próximo daquele homem que caiu nas mãos dos salteadores?». O doutor da lei respondeu: «O que teve compaixão dele». Disse-lhe Jesus: Então vai e faz o mesmo».

Palavra da salvação.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Beato Diogo Pires Mimoso

Breve História

Nasceu em Nisa no século XVI na Rua de Angola (antiga rua do Fundo) em pleno centro histórico. Foi estudar para o colégio dos Jesuítas em Évora. Com 24 anos foi convidado pelo Padre Inácio de Azevedo a fazer parte de uma equipa de missionários com o intuito de levar a Boa Nova ao Brasil. Contava-se no grupo cerca de 40 missionários, dos quais fazia parte o nosso conterrâneo Diogo Mimoso. 

No dia 15 de Julho de 1570, junto às ilhas Canárias, os corsários calvinistas que, sabendo que eles eram missionários católicos, martirizaram-nos e deitaram-nos ao mar. Foram beatificados pelo Papa Pio IX no dia 11 de Maio de 1854. A sua festa litúrgica é celebrada no dia 17 de Julho.

A imagem encontra-se na Igreja Matriz de Nisa, oferta dos nisenses no ano de 1940.

Nisa deve sentir-se orgulhosa deste seu antepassado reconhecido pela Igreja Universal. Por isso decorrerá nesses dias a novena e missa solene na Igreja Matriz.


Festa assinalada pela Paróquia de Nisa
  •  8 a 16 de Julho de 2013
        21:00h - Novena na Igreja Matriz 

  • 17 de Julho (4ª Feira) - Festa do Beato Diogo Pires Mimoso 
       17:30 h- Recitação do Terço/Novena

       18:00 h- Missa na Igreja Matriz


Sacramento da Confirmação


No passado Domingo, na Igreja da Nossa Senhora da Graça em Nisa celebrou-se o Sacramento da Confirmação (Crisma).

Foram 22 os cristãos confirmados nesta celebração presidida pelo Vigário Geral da Diocese, Monsenhor Paulo Henriques Dias. O Padre Paulo interpelou os Crismados a traduzir nas suas vidas este Sacramento da maturidade cristã.

Juntamente com os Crismados, estiveram de parabéns os catequistas (Fernanda Guerra e David Esteves) preparando e acompanhando estes jovens, que terminaram 11 anos de Catequese. Além destes jovens, 7 adultos, após uma preparação feita pela equipa Sacerdotal, receberam igualmente o Sacramento da Confirmação.


Este foi mais um momento intenso da vida eclesial e da partilha de fé na nossa comunidade.


sábado, 6 de julho de 2013

XIV Domingo do Tempo Comum

LEITURA I     Is 66, 10-14c
«Farei correr para Jerusalém a paz como um rio»
Leitura do Livro de Isaías
Alegrai-vos com Jerusalém, exultai com ela, tod¬os vós que a amais. Com ela enchei-vos de júbilo, todos vós que participastes no seu luto. Assim podereis beber e saciar-vos com o leite das suas consolações, podereis deliciar-vos no seio da sua magnificência. Porque assim fala o Senhor: «Farei correr para Jerusalém a paz como um rio e a riqueza das nações como torrente transbordante. Os seus meninos de peito serão levados ao colo e acariciados sobre os joelhos. Como a mãe que anima o seu filho, também Eu vos confortarei: em Jerusalém sereis consolados. Quando o virdes, alegrar-se-á o vosso coração e, como a verdura, retomarão vigor os vossos membros. A mão do Senhor manifestar-se-á aos seus servos.
Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL     Salmo 65 (66), 1-3a.4-5.6-7a.16e.20 (R.1)

Aclamai a Deus, terra inteira,
cantai a glória do seu nome,
celebrai os seus louvores, dizei a Deus:
«Maravilhosas são as vossas obras». Refrão

A terra inteira Vos adore e celebre,
entoe hinos ao vosso nome.
Vinde contemplar as obras de Deus,
admirável na sua acção pelos homens. Refrão

Mudou o mar em terra firme,
atravessaram o rio a pé enxuto.
Alegremo-nos n’Ele:
domina eternamente com o seu poder. Refrão

Todos os que temeis a Deus, vinde e ouvi,
vou narrar-vos quanto Ele fez por mim.
Bendito seja Deus que não rejeitou a minha prece,
nem me retirou a sua misericórdia. Refrão


LEITURA II    Gal 6, 14-18
«Trago no meu corpo os estigmas de Jesus»
Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Gálatas
Irmãos: Longe de mim gloriar-me, a não ser na cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo. Pois nem a circuncisão nem a incircuncisão valem alguma coisa: o que tem valor é a nova criatura. Paz e misericórdia para quantos seguirem esta norma, bem como para o Israel de Deus. Doravante ninguém me importune, porque eu trago no meu corpo os estigmas de Jesus. Irmãos, a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja com o vosso espírito. Amen.
Palavra do Senhor.

EVANGELHO – Forma longa            Lc 10, 1-12.17-20
«A vossa paz repousará sobre eles»
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, designou o Senhor setenta e dois discípulos e enviou-os dois a dois à sua frente, a todas as cidades e lugares aonde Ele havia de ir. E dizia-lhes: «A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi ao dono da seara que mande trabalhadores para a sua seara. Ide: Eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa nem alforge nem sandálias, nem vos demoreis a saudar alguém pelo caminho. Quando entrardes nalguma casa, dizei primeiro: ‘Paz a esta casa’. E se lá houver gente de paz, a vossa paz repousará sobre eles; senão, ficará convosco. Ficai nessa casa, comei e bebei do que tiverem, que o trabalhador merece o seu salário. Não andeis de casa em casa. Quando entrardes nalguma cidade e vos receberem, comei do que vos servirem, curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: ‘Está perto de vós o reino de Deus’. Mas quando entrardes nalguma cidade e não vos receberem, saí à praça pública e dizei: ‘Até o pó da vossa cidade que se pegou aos nossos pés sacudimos para vós. No entanto, ficai sabendo: Está perto o reino de Deus’. Eu vos digo: Haverá mais tolerância, naquele dia, para Sodoma do que para essa cidade». Os setenta e dois discípulos voltaram cheios de alegria, dizendo: «Senhor, até os demónios nos obedeciam em teu nome». Jesus respondeu-lhes: «Eu via Satanás cair do céu como um relâmpago. Dei-vos o poder de pisar serpentes e escorpiões e dominar toda a força do inimigo; nada poderá causar-vos dano. Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem; alegrai-vos antes porque os vossos nomes estão escritos nos Céus».

Palavra da salvação.