segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Semana dos Seminários - Testemunho do André Beato

Durante esta semana, a Igreja foi convidada a rezar por uma vocação mais específica, nomeadamente pelas vocações sacerdotais. A Igreja centrou os seus olhos nos seminários, seus formadores e seminaristas. Ainda hoje, Deus continua a chamar para dar continuidade ao seu projecto de amor. Chama-nos a nós - seminaristas, não porque temos muitas qualidades ou dons excepcionais mas porque ama e porque esta é a sua vontade.
Estou no seminário dos Olivais, no Patriarcado de Lisboa, e neste primeiro período foi-me pedido pelos responsáveis para estar ligado à Pastoral das Vocações. Esse trabalho resume-se em visitar paróquias da Diocese de Lisboa, onde partilhamos com os jovens e com toda a comunidade um pouco acerca da Vocação. Uma das perguntas mais frequentes que me dirigem é: “Como é que eu senti o chamamento de Deus?”. Eu costumo responder que não tive qualquer aparição, mas que fui percebendo que Deus me chamava ao seminário através de pessoas concretas que foram passando pela minha vida, que foram sinais de Jesus para mim. Muitas vezes, não sabemos onde procurar a voz de Deus e esquecemo-nos que os outros são instrumentos de Deus para nós e que Ele serve-se dos nossos amigos para nos falar.

Ainda vou no início desta caminhada, mas para mim estes dois anos e alguns meses têm sido muito felizes. Tem sido um caminho de descoberta da pessoa de Jesus Cristo - que me ajuda a conhecer-me melhor a mim próprio.

O seminário é “um lugar privilegiado” de encontro com Jesus, pois é nesse encontro; no silêncio e na intimidade com Ele, que vou descobrindo o sentido para a minha vida. No seminário não caminhamos sozinhos, caminhamos em comunidade, onde aprendemos a crescer na comunhão fraterna, no amor a Deus e ao seu povo. Estar no seminário é estar disponível para o que Jesus quiser de mim, por isso coloco-me diante d´Ele tal como Maria diante de Deus: “Faça-se em mim segundo a Tua Palavra.” É na verdade um caminho em que os colocamos e lhe entregamos toda a nossa vida para aquilo que Ele nos pedir.
 André Beato

Sem comentários:

Enviar um comentário