segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Semana dos Seminários - testemunho do Miguel Serra

“Para que Cristo se forme em nós.”; é este o tema daSemana dos Seminários deste ano, e também uma definição muito boa da função que tem o seminário. É para que Cristo se forme em nós, que estamos no seminário, para que o nosso olhar seja o olhar de Jesus, para que o nosso coração seja o coração de Jesus, para que os nossos sentimentos sejam os de Jesus. Olhar o povo de Deus com compaixão, amar o Povo de Deus com o coração e sentir o povo de Deus como povo a nós confiado. Mas para isso é preciso fazer um caminho em seminário, tantas vezes alegre e feliz, mas também muitas vezes doloroso, com muito sofrimento, pois para que Cristo se forme em nós, é preciso nós próprios sairmos de nós, deixar de fazer só o que nos apetece, abandonando-nos nas mãos de Deus, fazendo a Sua vontade. A vida de seminário, a vida sacerdotal é então uma entrega total e plena de nós mesmos, da nossa vida, em prol do Reino de Deus, entregarmo-nos por amor ao serviço da Igreja.

 Da minha experiência de seminário, é uma vida muito bela, muito gratificante e muito feliz, pois há mais alegria em dar do que em receber. Só fazendo a vontade de Deus, só respondendo ao Seu chamamento poderemos ser realmente e profundamente felizes, só assim nos realizaremos plenamente como pessoas. Deus tem uma vocação, tem um projecto para cada um de Nós.
Nem todos são os escolhidos para fazer esta caminhada em seminário, mas todos somos chamados a rezar pelos que são escolhidos; cuidar das vocações sacerdotais é uma tarefa directa das comunidades cristãs.


Rezai por nós seminaristas da nossa diocese, para que saibamos sempre discernir a vocação e para que sejamos sempre fiéis à vontade do Senhor. Nós, no seminário, rezaremos por vós e, desta forma, ainda que a 200 km de distância geográfica, estaremos sempre juntos em Cristo que a todos nos une no Seu Amor.


Miguel Pedro Nunes Serra

Sem comentários:

Enviar um comentário