terça-feira, 22 de outubro de 2013

Comunidade de Nisa participa nas V Jornadas Missionárias Diocesanas em Castelo de Vide

No dia 19 de outubro a pitoresca vila do Castelo de Vide tornou-se palco das V Jornadas Missionárias da Diocese de Portalegre – Castelo Branco. O evento, promovido pelo Secretariado Diocesano das Missões, em colaboração activa dos Secretariados da Pastoral da Juventude e de Educação Cristã, contou com a presença de algumas centenas de pessoas provindas de diversas partes da Diocese, em representação de todos os seus cinco arciprestados. Entre elas contaram-se, entre as crianças, jovens e adultos, largas dezenas dos paroquianos da Zona Pastoral de Nisa.

Após um animado acolhimento no jardim da vila, os participantes foram divididos em três grupos etários e encaminhados para as instalações onde, na parte da manhã, desenvolveram-se as respectivas actividades à volta do tema: “Uma Igreja terna, pobre para os pobres”. Nesta tarefa, os jovens e os adultos foram auxiliados por os convidados para o efeito: o Pe José Augusto Leitão, missionário do Verbo Divino, o Félix Lungu, leigo em representação da “Fundação Ajuda à Igreja que Sofre” e um grupo de jovens do movimento “Cenacolo”. Por seu lado, a animação de crianças contou com a contribuição de catequistas e professoras de Nisa.





Depois do almoço partilhado, a parte da tarde das Jornadas transbordava de propostas. Uma vez que o tempo, incerto até à madrugada, resolveu dar-nos tréguas, os participantes puderam escolher, primeiro, entre a visita guiada à cidade e um animado convívio na praça principal para, em seguida, serem todos convidados a assistir a uma bela actuação do Rancho Folclórico do Castelo de Vide e uma dinâmica performance do grupo de danças africanas de S. Tomé.





O ponto culminante do dia aconteceu na Eucaristia que encerrava todo o evento. Esta celebração que preencheu por completo a enorme igreja Matriz, teve particularidade de ser animada e embelezada pelo grupo de jovens de Nisa e contou com a presidência do Pastor da Diocese, D. Antonino. Foi também na Eucaristia que a responsabilidade da organização da próxima Jornada Missionária Diocesana passou, simbolicamente, para o Arciprestado do Ponte de Sor.

A todos os participantes das V Jornadas Missionárias Diocesanos provenientes de Nisa ou da Zona Pastoral de Nisa agradecemos pela aceitação do desafio e, desde já, lançamos o convite para participação na edição seguinte. Até para o ano!


Sem comentários:

Enviar um comentário