quinta-feira, 2 de maio de 2013

Dia do Acólito - Fátima


No feriado de 1 de Maio acontece tradicionalmente em Fátima o dia do Acólito. Este ano não foi excepção, e tantos foram os acólitos que rumaram em peregrinação a Fátima neste dia, provindos de todas as dioceses do País.

O dia conheceu quatro momentos fortes de festa, celebração e oração: concerto da banda terceira margem; celebração da Sagrada Eucaristia; recitação do Terço e Procissão com o Santíssimo Sacramento.

Também de Nisa marcaram presença alguns acólitos, que ajudaram a mostrar a presença da nossa diocese. Apesar de cheio, o dia foi agradável e animado. Serviu para estimular os acólitos a este bonito e importante serviço na liturgia e na vida.


D. Anacleto presidiu à Eucaristia e lembrou que o Beato Francisco Marto é oficialmente o padroeiro dos Acólitos em Portugal. Tal como o B. Francisco, também os acólitos devem aprender a prostrar-se perante o Senhor Jesus na Eucaristia, disse o bispo de Viana do Castelo. Lembrou ainda o gesto de inclinação de Jesus perante os Apóstolos no lava-pés.



No final cada um dos acólitos de Nisa resumiu este dia numa frase que aqui fica:

“Gostei muito de ouvir o grupo «Terceira Margem»”
“Gostei de Rezar o Terço na Capelinha”
“Gostei de conhecer a casa dos Missionários do Verbo Divino”
“Gostei de ver tantos acólitos vestidos do Branco”
“Gostei do concerto da manhã”
“Gostei de tudo”

Sem comentários:

Enviar um comentário