domingo, 9 de março de 2014

Reunião ordinária do Conselho Pastoral Paroquial


No passado mês de Fevereiro reuniu, no centro pastoral do Calvário, o Conselho Pastoral Paroquial das paróquias de Nisa. Este conselho é representativo de todos os movimentos paroquiais existentes e, de acordo com as orientações jurídicas da Igreja (Código do Direito Canónico), desempenha um papel de relevância da vida de uma paróquia, através do processo de reflexão e avaliação da realidade paroquial. Tendo um carácter consultivo, é reflexo das “forças vivas” de cada comunidade paroquial.


A sessão ordinária do dia foi dedicada a uma série de assuntos correntes, assim como à projecção das actividades futuras.
Como já é habitual, foi proposto aos conselheiros presentes um tema de estudo, nomeadamente a questão da família, matrimónio e das situações não regulares (os divorciados, os recasados, uniões de facto, etc.).

A reflexão e a partilha que se seguiu visaram um melhor conhecimento da posição da Igreja neste tipo de situações, tendo por base a Palavra de Deus, a prática da Igreja dos primeiros séculos e a voz do Magistério (ensinamento actual da Igreja). Uma das afirmações recolhidas do debate é a de que a família, em qualquer situação, “deve ser ajudada pelos pastores e pela comunidade com caridade solícita, e os fiéis que se encontram em situações irregulares - envolvidos em diversos serviços da paróquia”

A próxima reunião deste Conselho ficou agendada para o mês de Maio.

Sem comentários:

Enviar um comentário