Foi no dia 13 de Agosto que, à semelhança dos anos anteriores, celebrou-se, em Nisa, o “Dia do Emigrante”. Esta iniciativa parece estar a ganhar o seu espaço entre nós.
Pensada em função dos numerosos emigrantes que, no passado mais ou menos longínquo, saíram da nossa Vila ou do nosso Concelho para o estrangeiro e que, por altura das férias de Verão, acorrem em grande número “às suas origens”, este ano contou com a presença de um número considerável dos participantes, entre a população local e os emigrantes.
A celebração da Eucaristia foi presidida pelo neo-sacerdote César Silva que, enquanto diácono, exerceu, durante o último ano, o seu ministério na Zona Pastoral de Nisa.
Terminada a celebração, deu-se início à procissão em honra da Nossa Senhora da Graça, na qual participou ainda o andor com a figura do Beato Diogo Pires Mimoso – ilustre nisense, um dos 40 mártires do Brasil – também ele, bem feitas as contas, um emigrante.
A procissão, acompanhada pela oração do terço, percorreu as ruas do centro histórico da Vila, fazendo uma paragem na Rua de Angola, diante da casa em que, segundo reza a tradição, nascerá o beato.
Terminada a procissão, no salão da igreja Matriz foi organizado um jantar de convívio, em que os participantes partilharam as suas especialidades caseiras.
Um especial agradecimento a todas as entidades e todas as pessoas particulares pela organização e participação na Eucaristia, procissão e convívio, nomeadamente à Câmara Municipal, à Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Graça, ao coro da comunidade pelo excelente desempenho e à população de Nisa pela decoração das ruas onde a procissão passou e pela sua presença.
Sem comentários:
Enviar um comentário