sábado, 6 de abril de 2013

Segunda -Feira da oitava da Páscoa - Romaria à Padroeira de Nisa


Segunda-feira de Páscoa é o dia de Nossa Senhora da Graça, feriado municipal. Não há festa que mais fale ao coração dos nisenses! A romaria de Nª Sr.ª da Graça foi sempre para o povo de Nisa muito importante, em que as famílias se deslocam ao campo para festejar com Nossa Senhora a festa da Páscoa. Assim na alegria Pascal, fomos com Maria celebrar a Ressurreição de Jesus.



Pelas oito da manhã, os sinos da Igreja Matriz, anunciaram o dia da Padroeira com o seu alegre repicar. Foi celebrada missa às 9 da manhã na Igreja Matriz para as pessoas que por vários motivos não se podem deslocar ao Santuário.

O dia acordou com o sol “um pouco envergonhado”, o que fez com que não fosse celebrada missa campal. A chuva dos dias anteriores fez com que muita gente não se deslocasse ao santuário, mas mesmo assim a pequena capela não chegou para acolher os romeiros que apesar do tempo incerto quiseram estar presentes. Às 11 horas foi celebrada missa, presidida pelo padre José Miguel Pereira, Reitor do Seminário de Lisboa e animada pelo coro paroquial acompanhado pelo som dos instrumentos musicais tocados por alguns jovens da catequese e da banda.

 Depois de ter chovido durante a missa, o sol “deu o ar de sua graça” e foi possível realizar-se a tradicional procissão em honra de Nossa Senhora da Graça, pela encosta do santuário, acompanhada pela Banda Musical Nisense. Na parte da tarde como de costume foi recitado o rosário na capela presidido pelo padre Sebastião, pedindo que Nª Sr.ª abençoe a vila de Nisa e toda a Santa Igreja.

Sem comentários:

Enviar um comentário