terça-feira, 30 de abril de 2013

VII Caminhada Vocacional - Para onde vais?


Cerca de 50 jovens à procura da sua vocação, caminharam nas proximidades de Fátima neste último fim-de-semana. Vindos de todo o país e ligados aos Missionários do Verbo Divino, às Irmãs Servas do Espírito Santo e ao Grupo de leigos para a Missão Diálogos, percorreram um percurso de cerca de 15km.


De Nisa marcaram presença alguns jovens participantes, que no final se mostraram animados a trazer para “casa” o que sentiram e prometeram em Fátima: continuar animados e animar outros jovens no seguimento de Jesus.


O mote para a caminhada foi a pergunta “Para onde vais?”. A partir desta pergunta, ouviu-se, falou-se, compreendeu-se e rezou-se.


Um momento alto foi também a recitação do Terço no Sábado à noite na Capelinha das Aparições… e a honra de alguns dos jovens participantes ao ajudarem a transportar o andor com a imagem de Nossa Senhora de Fátima na procissão de Velas.


No Domingo, logo cedo, celebramos a Eucaristia com “tons” missionários e vocacionais na Casa do Verbo Divino.


Dizem os jovens que este fim de semana os ajudou a fortalecer a fé e o compromisso nas paróquias e comunidades a que pertencem.


Mais notícias sobre este acontecimento:

sábado, 27 de abril de 2013

V Domingo da Páscoa


LEITURA I          Actos 14, 21b-27
«Contaram à Igreja tudo o que Deus tinha feito com eles»

Leitura dos Actos dos Apóstolos
Naqueles dias, Paulo e Barnabé voltaram a Listra, a Icónio e a Antioquia. Iam fortalecendo as almas dos discípulos e exortavam-nos a permanecerem firmes na fé, «porque – diziam eles – temos de sofrer muitas tribulações para entrarmos no reino de Deus». Estabeleceram anciãos em cada Igreja, depois de terem feito orações acompanhadas de jejum, e encomendaram-nos ao Senhor, em quem tinham acreditado. Atravessaram então a Pisídia e chegaram à Panfília; depois, anunciaram a palavra em Perga e desceram até Atalia. De lá embarcaram para Antioquia, de onde tinham partido, confiados na graça de Deus, para a obra que acabavam de realizar. À chegada, convocaram a Igreja, contaram tudo o que Deus fizera com eles e como abrira aos gentios a porta da fé.
Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL    Salmo 144, 8-13ab (R. 1)

Ou:    Aleluia. Repete-se

O Senhor é clemente e compassivo,
paciente e cheio de bondade.
O Senhor é bom para com todos
e a sua misericórdia se estende a todas as criaturas. Refrão

Graças Vos dêem, Senhor, todas as criaturas
e bendigam-Vos os vossos fiéis.
Proclamem a glória do vosso reino
e anunciem os vossos feitos gloriosos. Refrão

Para darem a conhecer aos homens o vosso poder,
a glória e o esplendor do vosso reino.
O vosso reino é um reino eterno,
o vosso domínio estende-se por todas as gerações. Refrão


LEITURA II        Ap 21, 1-5a
«Deus enxugará todas as lágrimas dos seus olhos»

Leitura do Livro do Apocalipse
Eu, João, vi um novo céu e uma nova terra, porque o primeiro céu e a primeira terra tinham desaparecido e o mar já não existia. Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do Céu, da presença de Deus, bela como noiva adornada para o seu esposo. Do trono ouvi uma voz forte que dizia: «Eis a morada de Deus com os homens. Deus habitará com os homens: eles serão o seu povo e o próprio Deus, no meio deles, será o seu Deus. Ele enxugará todas as lágrimas dos seus olhos; nunca mais haverá morte nem luto, nem gemidos nem dor, porque o mundo antigo desapareceu». Disse então Aquele que estava sentado no trono: «Vou renovar todas as coisas».
Palavra do Senhor.


EVANGELHO    Jo 13, 31-33a.34-35
«Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Quando Judas saiu do Cenáculo, disse Jesus aos seus discípulos: «Agora foi glorificado o Filho do homem e Deus foi glorificado n’Ele. Se Deus foi glorificado n’Ele, Deus também O glorificará em Si mesmo e glorificá-l’O-á sem demora. Meus filhos, é por pouco tempo que ainda estou convosco. Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros. Como Eu vos amei, amai-vos também uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros».
Palavra da salvação.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Palavras de Salvação – Evangelho de S. Marcos para escutar



Ao celebramos S. Marcos nasce em nós esta vontade ler o seu Evangelho… Mas para quem não tem muito tempo, ou prefere escutar o texto, aqui fica uma possibilidade.

Por capítulos, aqui deixamos a leitura daquele que foi o primeiro dos quatro Evangelhos a ser escrito. Se quiser fazer download desta leitura em mp3 para levar e ter sempre consigo, clique aqui.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Logótipo oficial do Ano da Fé - Explicação


No decorrer deste ano já terão sido imensas as vezes que nos deparamos com este logótipo que representa o ano da Fé 2012-2013.



Esta imagem apresenta vários elementos. Na sua forma mais simples, podemos identificar o seguinte:

1. Uma nau / um barco = representa a Igreja que navega subtilmente sobre as águas do mundo.



2. O mastro principal em forma de cruz – reproduz a Cruz de Jesus, e mesmo o próprio Jesus, mastro principal da Igreja.



3. As velas são três letras IHS – é o trigrama que representa o nome de Jesus, são as primeiras 3 letras do nome de Jesus em Grego (ΙΗΣΟΥΣ) – é pelo nome de Jesus que a Igreja apanha ventos favoráveis.




4. No fundo das velas, o Sol – alude à Eucaristia, o verdadeiro Sol, a verdadeira luz a partir da qual os Cristão podem ver e orientam a sua Fé.





A partir destes elementos, cada um poderá construir significados mais elaborados para este símbolo.

sábado, 20 de abril de 2013

IV Domingo da Páscoa


LEITURA I          Actos 13, 14.43-52
«Vamos voltar-nos para os pagãos»

Leitura dos Actos dos Apóstolos
Naqueles dias, Paulo e Barnabé seguiram de Perga até Antioquia da Pisídia. A um sábado, entraram na sinagoga e sentaram-se. Terminada a reunião da sinagoga, muitos judeus e prosélitos piedosos seguiram Paulo e Barnabé, que nas suas conversas com eles os exortavam a perseverar na graça de Deus. No sábado seguinte, reuniu-se quase toda a cidade para ouvir a palavra do Senhor. Ao verem a multidão, os judeus encheram-se de inveja e responderam com blasfémias. Corajosamente, Paulo e Barnabé declararam: «Era a vós que devia ser anunciada primeiro a palavra de Deus. Uma vez, porém, que a rejeitais e não vos julgais dignos da vida eterna, voltamo-nos para os gentios, pois assim nos mandou o Senhor: ‘Fiz de ti a luz das nações, para levares a salvação até aos confins da terra’». Ao ouvirem estas palavras, os gentios encheram-se de alegria e glorificavam a palavra do Senhor. Todos os que estavam destinados à vida eterna abraçaram a fé e a palavra do Senhor divulgava-se por toda a região. Mas os judeus, instigando algumas senhoras piedosas mais distintas e os homens principais da cidade, desencadearam uma perseguição contra Paulo e Barnabé e expulsaram-nos do seu território. Estes, sacudindo contra eles o pó dos seus pés, seguiram para Icónio. Entretanto, os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.
Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL    Salmo 99 (100), 2.4.5.6.11.12.13b (R. 3c)
Refrão: Nós somos o povo de Deus,
somos as ovelhas do seu rebanho. Repete-se


Ou:    Aleluia. Repete-se

Aclamai o Senhor, terra inteira,
servi o Senhor com alegria,
vinde a Ele com cânticos de júbilo. Refrão
Sabei que o Senhor é Deus,
Ele nos fez, a Ele pertencemos,
somos o seu povo, as ovelhas do seu rebanho. Refrão

O Senhor é bom,
eterna é a sua misericórdia,
a sua fidelidade estende-se de geração em geração. Refrão


LEITURA II        Ap 7, 9.14b-17
«O Cordeiro será o seu pastor
e os conduzirá às fontes da água viva»

Leitura do Livro do Apocalipse

Eu, João, vi uma multidão imensa, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas. Estavam de pé, diante do trono e na presença do Cordeiro, vestidos com túnicas brancas e de palmas na mão. Um dos Anciãos tomou a palavra para me dizer: «Estes são os que vieram da grande tribulação, os que lavaram as túnicas e as branquearam no sangue do Cordeiro. Por isso estão diante do trono de Deus, servindo-O dia e noite no seu templo. Aquele que está sentado no trono abrigá-los-á na sua tenda. Nunca mais terão fome nem sede, nem o sol ou o vento ardente cairão sobre eles. O Cordeiro, que está no meio do trono, será o seu pastor e os conduzirá às fontes da água viva. E Deus enxugará todas as lágrimas dos seus olhos».
Palavra do Senhor.
  
 

EVANGELHO    Jo 10, 27-30
«Eu dou a vida eterna às minhas ovelhas»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Naquele tempo, disse Jesus: «As minhas ovelhas escutam a minha voz. Eu conheço as minhas ovelhas e elas seguem-Me. Eu dou-lhes a vida eterna e nunca hão-de perecer e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que Mas deu, é maior do que todos e ninguém pode arrebatar nada da mão do Pai. Eu e o Pai somos um só».
Palavra da salvação.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Fotos da Peregrinação Nacional AMIVD 2013

Como prometido ai ficam algumas fotos da nossa peregrinação nacional a Fátima de dia 14 de Abril.
Obrigado P. Feliciano pela partilha.

Mais fotos podem ser vistas no facebook ou no site nacional dos Missionários do Verbo Divino.














segunda-feira, 15 de abril de 2013

Peregrinação Nacional de Acólitos - "Eu sei em quem pus a minha Fé"


Como aconteceu nos últimos anos, este ano repete-se a peregrinação Nacional de Acólitos a Fátima no dia 1 de Maio.

Também de Nisa contamos integrar a peregrinação e continuar a dar sentido ao serviço importante dos acólitos na nossa paróquia.

Cartaz e programa:


Semana de Oração pelas Vocações

Nesta semana a Igreja reza de forma especial pelas vocações de especial consagração na Igreja.

Aqui deixamos a Oração deste ano e o Cartaz. Rezemos pelas vocações.




Oração para a 50ª Semana das Vocações


Deus Pai, fonte da vida,
que pelo teu filho, Jesus Cristo,
nos deste o Espirito de confiança e de amor:
envia operários para a tua Igreja;
dá vitalidade de fé
a cada família, paróquia e diocese,
onde desabrochem numerosas vocações sacerdotais e religiosas
e os baptizados vivam generosamente o Evangelho,
ilumina com a santidade da tua palavra
os pastores e os consagrados;
anima os jovens nos seminários e nas casas de formação;
renova a esperança na Igreja e continua a chamar muitos
para que nunca faltem testemunhas autênticas,
transfiguradas no encontro contigo,
e anunciadoras da tua alegria à comunidade cristã e aos irmãos.
Ámen.