Mostrar mensagens com a etiqueta Notícias. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Notícias. Mostrar todas as mensagens

sábado, 2 de março de 2013

Peditório Nacional Cáritas

À semelhança de muitos locais do país, também na nossa zona pastoral de Nisa se faz este fim de semana o peditório anual para a Cáritas.


Resumidamente, a Cáritas é a maior instituição de solidariedade social do nosso país. Fundamenta a sua atuação no respeito pela dignidade de cada pessoa, no Evangelho e na Doutrina Social da Igreja.


Luta por uma sociedade mais justa, com a participação dos que são atingidos por qualquer forma de pobreza, exclusão social ou emergência, sem olhar a crenças, culturas, etnias ou origem.



Esta é uma oportunidade de, como cristãos conscientes e empenhados por um mundo mais Humano, ajudarmos uma instituição que nos dias que correm é tão importante e necessária.



Saiba mais sobre a Cáritas Nacional e a Cáritas Diocesana.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Sacramento da Reconciliação


O Sacramento da Reconciliação é um dom de Deus distribuído pelos ministros da Igreja. Especialmente neste tempo de Quaresma, cada fiel poderá celebrar este sacramento, confessando os seus pecados e recebendo a absolvição.
Neste pequeno post queremos lembrar a importância de celebrar bem este sacramento. Para que assim seja, a Igreja aconselha uma preparação pessoal prévia. Diz assim o número 15 do Ritual da Celebração da Penitência:
“Tanto o sacerdote como o penitente devem preparar-se para a celebração do sacramento, antes de mais, pela oração. O sacerdote invoque o Espírito santo, para que d’Ele receba a luz e a caridade; o penitente, por seu lado, compare a sua vida com o exemplo e os mandamentos de Cristo e peça a Deus a remissão dos seus pecados.”


Para quem percebe um pouco de inglês pode ver este vídeo que explica com palavras simples este Sacramento:


*Lembramos que na Igreja do Espírito Santo celebra-se este Sacramento nas quintas-feiras desde as 17h às 18h.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Segunda catequese quaresmal sobre o Credo


Este Sábado e Domingo tivemos a segunda catequese quaresmal sobre o Credo antes das Missas.
Desta vez falamos sobre a segunda parte do Credo, aquela que fala sobre Jesus, a sua encarnação e a sua vida histórica entre nós.
Especificamente falamos das seguintes afirmações do Credo:

“Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação desceu dos Céus. E encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e Se fez homem.”




Algumas das nossas conclusões foram as seguintes:
-» Esta parte do Credo foi desenvolvida para afirmar a nossa fé e para responder a alguns enganos que surgiram nos primeiros séculos, as chamadas heresias. Nomeadamente as doutrinas arianas (que diziam que Jesus era só um homem como todos os outros) e as doutrinas apolinaristas (que afirmavam que Jesus não poderia ter sido totalmente homem igual a nós).

Dizemos no Credo que Jesus foi verdadeiramente Homem;

Dizemos no Credo que Jesus foi e é verdadeiramente Deus;

-» Dizemos no Credo que a natureza de Jesus é verdadeiramente divina porque foi gerado pelo Espírito Santo;

Dizemos no Credo que Jesus teve uma história concreta com datas e lugares marcados. Começou a sua estada entre nós pela encarnação no seio da Virgem Maria.

No próximo fim-de-semana refletiremos sobre o significado da Ressurreição de Jesus.


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Procissão do Senhor dos Passos

Um dos momentos fortes da vivência comunitária do tempo de Quaresma na nossa Vila é a tradicional procissão do Senhor dos Passos.
A preparação já começou há algum tempo. Seja este um momento comunitário de expressão de Fé e nos ajude a aproximar mais do Senhor Jesus.

Fica aqui o cartaz para conhecimento e divulgação.


Senhor dos Passos Nisa

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Bento XVI - História de uma vocação

A TV Canção Nova preparou um vídeo sobre o percurso de vida do Santo Padre Bento XVI.
Dá para vermos como o Senhor Jesus o conduziu até hoje.

Em baixo fica, também, uma oração que podemos fazer pelo Santo Padre, agradecendo a Deus tudo o que ele tem sido para a Igreja e para o Mundo.




segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Conferências quaresmais em Nisa


Iniciaram-se, no passado fim de semana, nas igrejas paroquiais do Espírito Santo e de Nossa Senhora da Graça, um cíclo de conferências quaresmais com o objectivo de esclarecer um pouco mais as verdades essenciais contidas na nossa Profissão da Fé.

Estas conferências terão lugar 45 minutos antes das celebrações dominicais (aos sábados pelas 17H15 no caso da igreja do Espírito Santo e aos domingos pelas 10H15 na igreja Matriz) ao longo dos próximos quatro domingos da Quaresma.

A primeira, já realizada, visou o aprofundamento do artigo da fé: “Creio em Deus Pai”, abordando as particularidades da paternidade divina.

Como é que nós, cristãos, devemos interpretar a afirmação de que Deus é um Pai todo-poderoso e como este aspecto se compagina com Seu Amor e Caridade?

O que é que a constatação de que Deus é Criador tem a ver com a teoria científica do “big bang” e a da evolução das espécies?

São questões que a cultura hodierna coloca perante os crentes, interrogando a nossa fé e exigindo que “demos razões da nossa esperança” cristã. Aproveitemos a sabedoria da Escritura e da Tradição da Igreja para vivermos cada vez mais profundamente a nossa relação com o Senhor e para podermos responder aos que nos questionam.


sábado, 16 de fevereiro de 2013

Recoleção Paroquial


Hoje, dia 16, tivemos recoleção paroquial.
Orientados pelo diácono César, "paramos" durante algumas horas para deixar que Jesus nos inspirasse formas concretas de viver mais profundamente este tempo de Quaresma.
A nossa reflexão andou à volta das dinâmicas da nossa fé, isto é, da nossa relação com Deus. A partir das três leis de Newton, descobrimos que a fé pode ser entendida, metaforicamente, pelas leis da física. As leis do movimento ajudam-nos a compreender os desenvolvimentos da nossa relação com Deus.
Entre várias ideias, descobrimos que é possível medir o impacto da Palavra de Deus na nossa vida. Basta multiplicar as nossas expressões de Fé pelas nossas expressões de Caridade:


segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Rezemos, agradecendo a Deus o Santo Padre Bento XVI



Hoje as fontes oficiais da Igreja Católica anunciam a resignação do Santo Padre Bento XVI a partir do dia 28 de Fevereiro.
Rezemos pelo Santo Padre a Deus, agradecendo tudo de bom que ele trouxe à Santa Igreja e ao Mundo.


O Santo Padre proferiu as seguintes palavras:

“Caríssimos Irmãos,
convoquei-vos para este Consistório não só por causa das três canonizações, mas também para vos comunicar uma decisão de grande importância para a vida da Igreja. Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idóneas para exercer adequadamente o ministério petrino. Estou bem consciente de que este ministério, pela sua essência espiritual, deve ser cumprido não só com as obras e com as palavras, mas também e igualmente sofrendo e rezando. Todavia, no mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor quer do corpo quer do espírito; vigor este, que, nos últimos meses, foi diminuindo de tal modo em mim que tenho de reconhecer a minha incapacidade para administrar bem o ministério que me foi confiado. Por isso, bem consciente da gravidade deste acto, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro, que me foi confiado pela mão dos Cardeais em 19 de Abril de 2005, pelo que, a partir de 28 de Fevereiro de 2013, às 20,00 horas, a sede de Roma, a sede de São Pedro, ficará vacante e deverá ser convocado, por aqueles a quem tal compete, o Conclave para a eleição do novo Sumo Pontífice.
Caríssimos Irmãos, verdadeiramente de coração vos agradeço por todo o amor e a fadiga com que carregastes comigo o peso do meu ministério, e peço perdão por todos os meus defeitos. Agora confiemos a Santa Igreja à solicitude do seu Pastor Supremo, Nosso Senhor Jesus Cristo, e peçamos a Maria, sua Mãe Santíssima, que assista, com a sua bondade materna, os Padres Cardeais na eleição do novo Sumo Pontífice. Pelo que me diz respeito, nomeadamente no futuro, quero servir de todo o coração, com uma vida consagrada à oração, a Santa Igreja de Deus.”



A notícia pode ser seguida aqui.